Cintia Fernandes Pego
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar EscritórioBom dia. Estou fazendo a entrega da declaração DAPI e deu um erro:
Erro: O usuario não esta autorizado a enviar este documento para o contribuinte
Conseguem me ajudar a respeito?
respostas 1
acessos 65
Cintia Fernandes Pego
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar EscritórioBom dia. Estou fazendo a entrega da declaração DAPI e deu um erro:
Erro: O usuario não esta autorizado a enviar este documento para o contribuinte
Conseguem me ajudar a respeito?
Jose Alves
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)O erro "o usuário não está autorizado a enviar este documento para o contribuinte" na transmissão da DAPI-MG acontece por uma quebra de vínculo cadastral ou de parametrização entre quem assina/transmite o arquivo e a Inscrição Estadual da empresa.
Abaixo estão as três principais causas e o passo a passo exato para solucionar o problema.
1. Falta de Vínculo do CPF no Cadastro da SEF-MGA causa mais comum é que o CPF do responsável logado no transmissor ou o CPF do Certificado Digital (e-CPF) não está devidamente vinculado como o contabilista ou responsável legal da empresa no sistema da Secretaria de Fazenda.
- Como resolver: Acesse o portal do SIARE com o login da empresa e verifique se o contador ou a empresa contábil atual consta formalmente vinculada ao Cadastro de Contribuintes daquela Inscrição Estadual. Se houve mudança recente de contador ou alteração contratual, o vínculo precisa ser atualizado no sistema.
2. Divergência nos Dados do Cadastro Interno do DAPISEF
Às vezes o cadastro na SEF-MG está correto, mas as informações preenchidas manualmente dentro do programa validador da DAPI diferem do que consta na Receita/Estado.
- Como resolver: No aplicativo DAPISEF, acesse o menu Cadastros > Contribuintes. Localize a empresa e certifique-se de que o CPF do responsável e os dados do contador estão preenchidos exatamente iguais aos registrados no portal da SEF-MG.
3. Certificado Digital Incorreto no Transmissor (TEDSEF)Se você estiver utilizando um certificado digital para assinar e transmitir através do TEDSEF, o sistema pode rejeitar o envio se o certificado selecionado não for do CNPJ da própria empresa ou do e-CPF do contador responsável cadastrado.
- Como resolver: Na hora de efetuar a transmissão dentro do gerenciador, mude ou valide se o certificado digital escolhido possui a procuração eletrônica ativa ou pertence ao CPF autorizado em Minas Gerais.
Se você precisar de ajuda para conferir o preenchimento ou os parâmetros, eis a dica:
Você está tentando transmitir utilizando o Certificado Digital do contador ou da própria empresa?
Houve alguma troca recente de responsabilidade técnica (contador) para este cliente?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies
Controle como o Portal Contabeis usa cookies. Voce pode mudar essa escolha a qualquer momento pelo link "Preferencias de cookies" no rodape.